A coisa começou mais ou menos assim: O JP, produtor da TV Del Rei, estava visitando o escritório do radialista José Luiz, cuja sala fica em um prédio na famosa Esquina do Kibom. No mesmo andar, numa sala ao lado, estava o escritório sede da UMES. O JP resolve conhecer a sede da UMES e deu de cara com estas duas figurinhas Thaís e Stella sentadas, uma em cada mesa. Ele perguntou se elas trabalhavam na UMES e ambas disseram que sim. Então ele perguntou o que elas faziam ali. - Nada! Responderam.
JP gostou do modo irreverente e descontraído das meninas e quís saber do interesse delas por repúblicas universitárias de São João del Rei. De imediato, as meninas empogaram com o assunto e se mostraram bastante conhecedoras da matéria. Foi aí que JP fez o convite para âmbas apresentarem um programa sobre repúblicas etudantis na internet. O sim veio antes de JP concluir o convite. No dia seguinte, Thaís e Stella estavam no Estudio da TV Del Rei, na hora que foi combinado.
As duas nunca fizeram algo parecido e estavam muito apreensivas sobre o que teriam que falar. Foi quando ouviram de JP: - "Falam o que vier na cabeça de vocês!" O produtor mostrou na tela do seu notebook uma lista com os nomes de dezenas de repúblicas e disse: - "Apresentem os nomes das repúblicas para o seu público e façam um comentário sobre o que vocês estão achando destes nomes." Elas fizeram sem ter que repetir a cena e assim nascia o programa "As Republicanas da UFSJ" que passou a ser o maior fenômeno de audiência da TV Del Rei, com uma média de público quatro vezes maior que os demais.